PCBA - ACADEPOL

ACADEPOL - Academia da Polícia Civil
Rua Cristiano Buys, 177, Cabula, Barros Reis
Diretora: DPC Joelma Jezler Franco 
Fone: 3117 - 6341 /6342
Adjunto: DPC Marcelo C. Sansão
www.acadepol.ssp.ba.gov.br/


SOBRE A ACADEPOL
Criada através do Decreto Lei nº. 171, de 17.02. 1944, com o objetivo de ministrar ensino técnico-profissional às autoridades e funcionários da Polícia Civil, bem como às pessoas habilitadas aos cargos técnicos da Secretaria da Segurança Pública, chamava-se Escola de Polícia Nelson Pinto, por força do Decreto n° 20.160/1967, e realizou o primeiro concurso público para preenchimento do cargo de Delegado de Polícia em 1972.

Foi elevada à condição de Academia, pelo decreto n° 3.497, de 08/06/1976. Realizou novo concurso para preenchimento de vagas aos cargos de Delegado de Polícia, Perito Médico-Legal, Agente e Escrivão de Polícia, nesse mesmo ano.

No final do ano de 1978, já realizava sete cursos profissionalizantes, além de cursos de aperfeiçoamento, criando-se uma infraestrutura técnico-pedagógica necessária ao desenvolvimento do ensino-aprendizagem.

O primeiro plano de ação foi apresentado no ano de 1982, resultado de um período de grande fertilidade e crescimento institucional, refletindo, também, em significativas mudanças no ambiente acadêmico. O plano foi responsável pela elaboração do Currículo Pleno, do Código de Disciplina, do novo Regulamento de Cursos, além dos 08 (oito) currículos específicos abrangendo todos os Cursos de Formação.

Com a democratização do Estado brasileiro, novas disciplinas foram inseridas nos currículos, a exemplo de "Educação em Direitos Humanos", instituída pela Lei n° 5.655 de 05 de janeiro de 1990, publicada no Diário Oficial de 06/01/1990, que sinalizava para "uma abordagem interdisciplinar no âmbito dos cursos de formação".

Outro avanço na década de 90 diz respeito à interiorização do quadro de carreira, passando a Academia a intensificar a realização de concursos públicos para as diversas categorias profissionais, aumentando o quadro e a qualidade do serviço policial, extinguindo-se a figura do delegado que não era de carreira. O concurso passou a ser regionalizado, selecionando-se peritos, agentes e escrivães de polícia em sua própria comunidade. Houve a criação de quatro Núcleos da ACADEPOL no interior do Estado: Feira de Santana, Juazeiro, Vitória da Conquista e Ilhéus, em parceria com Universidades e Instituições de Ensino locais.

O início do segundo milênio é marcado por profundas mudanças tecnológicas; por proposta de integração entre as polícias e a comunidade; e a criação de uma malha curricular nacional. Atenta às transformações dos novos tempos, a ACADEPOL-BA avança na implantação do ensino à distância, com a instalação de laboratórios de informática e do Tele Centro, credenciado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública - SENASP/MJ. O acervo bibliográfico foi atualizado e ampliado, também com os recursos federais de projetos aprovados pela SENASP-MJ, passando a oferecer aos policiais mais de seis mil exemplares de livros.

Com a Lei Orgânica da Polícia Civil - 11.370/2009, a ACADEPOL-BA na condição de Órgão de Gestão Estratégica da Polícia Civil, de acordo com o art. 24 da referida Lei, passou a "planejar e dirigir ações institucionais, estabelecendo, acompanhando, controlando e impondo ações corretivas aos planos estratégicos, que se desdobrarão pelos níveis: tático e operacional".

Nesta década que se inicia, lançando mão dos novos conceitos de gestão com foco na valorização do público alvo, a ACADEPOL-BA inova com a implementação da informatização do processo de gestão, matrícula on-line, via internet, e emissão do certificado digital de conclusão dos cursos ofertados pela Academia, proporcionando conforto e democratizando o acesso ao conhecimento.