GUANAMBÍ/BA
Guanambi é um município brasileiro do estado da Bahia, distante 796 km a sudoeste de Salvador, sendo interligado à capital pela BR-030, BR-242 e BR-324, a 45 km de Caetité e a 43 km de Palmas de Monte Alto pela BR-030, a 33 km de Pindaí pela BR-122 e a 29 km de Candiba pela BA-262. Sua população, conforme estimativas do IBGE de 2018, era de 84.014 habitantes, perfilando na vigésimo primeiro município mais populoso da Bahia.
A denominação de "Guanambi" deriva do nome Beija-Flor dado ao antigo arraial, pois, em tupi-guarani, as palavras guainumbi, guanumbi, guanambi, significariam "beija-flor". Um decreto polêmico em 2017, o prefeito, Jairo Magalhães, decretou a entrega da chave do município a Deus em seu primeiro decreto oficial, o que causou polêmica. O Ministério Público do Estado, por considerar que o decreto fere a Constituição Federal, que afirma que o Estado não está vinculado a nenhuma religião, recomendou a revogação do ato. Em março de 2018, a justiça declarou o decreto inconstitucional e o suspendeu. A prefeitura de Guanambi recorre da decisão.
Economia
Nos primeiros três quartos do século XX, a cidade era sustentada pela agropecuária, nas décadas de 1970 e 1980, o município passou por intensa modificação socioeconômica impulsionada pela indústria algodoeira. O processo culminou na transformação de Guanambi em cidade-polo regional. Em 2013, o setor de serviços constituía a maior parte (74,4%) do produto interno bruto do município, seguido pela indústria.
Segurança pública
Como uma cidade de médio porte, Guanambi enfrenta sérios problemas quanto à segurança pública. Conta com duas delegacias de polícia, além do 17º Batalhão de Polícia Militar.
ESTRUTURA DE
SEGURANÇA
● DPT - DEPTO DE POLÍCIA TÉCNICA
● PMBA - POLÍCIA MILITAR
Tags:
CIDADES/BA